domingo, 22 de setembro de 2013

Bonitos, porém perigosos para segurança dos profissionais que atuam no sistema elétrico de distribuição de energia elétrica.



No estudo da física existe um fenômeno conhecido como indução eletromagnética, que ao submeter um condutor a uma variação de fluxos eletromagnéticos é criada entre seus terminais uma tensão elétrica. Se os terminais estiverem interligados, esta tensão irá gerar uma corrente elétrica, chamada corrente induzida.
Portanto, todos os profissionais que atuam em zonas controladas e de riscos no Sistema Elétrico de Potência - SEP devem retirar os adornos pessoais antes de iniciar suas atividades, guardando em lugar seguro, seus objetos como: relógio, anéis, cordão de pescoço, entre outros. Esta ação minimizará o risco de uma corrente induzida, uma corda, um ferramental, entre outros provocarem acidentes, tais como: prender, puxar, enroscar, curto-circuitar e “queimar-se” devido o uso desses.
A NR 10 no item 10.2.9.3 é bastante clara. “É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades”– SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
Sabemos que algumas pessoas são relutantes quanto ao uso de adornos, provavelmente por razões afetivas. Mas é bom destacar que elas não poderão utilizar anel em um dedo faltante. Então recomendamos deixar a beleza dos adornos em casa, pois é a melhor forma de evitar um acidente é não usá-lo.

Nenhum comentário: