domingo, 22 de setembro de 2013

Cinto de segurança como utilizar.



Uma das atividades mais importantes na função do eletricista que atua nas redes de distribuição, linhas de transmissão e subestações de energia elétrica é a utilização correta dos equipamentos de segurança e execução fidedigna das normas e procedimentos de segurança.
O trabalho em altura é um dos mais arriscados na área de distribuição de energia elétrica. Por esse motivo, o profissional deve possuir conhecimento das metodologias de trabalho: posicionamento, suspensão, travamento, restrição de movimento, entre outras. Essa capacitação é adquirida através dos treinamentos obrigatórios, estabelecidos na NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 (NR35 - TRABALHO EM ALTURA).
O cinto de segurança deve transmitir segurança e conforto ao usuário. O equipamento não deve ficar torto, um lado maior que o outro, nem justo demais e/ou muito frouxo. As tiras não devem ficar torcidas e as fitas do suspensório devem estar bem fixadas sobre o ombro, evitando roçar no pescoço.
Alertamos que as tiras subpélvicas servem para dissipar o impacto, em caso de acidentes, pelo corpo do usuário evitando traumas e impedindo o estrangulamento dos vasos sanguíneos femurais que passam pela região da virilha.
É importante saber que o cinto de segurança é o único equipamento, que por si só, não promove nenhuma segurança. Ele é apenas um suporte para o corpo e necessita de uma conexão - talabarte, trava-quedas, linha de vida e uma ancoragem segura.

Nenhum comentário: