domingo, 24 de outubro de 2010

Porquê temos dois tipos de tensão fornecimento, em algumas cidades 110V e outras 220V?

Para compreendermos esse assunto vamos relembrar da lei da física (P=E.i), onde “P” é a potência elétrica em Watts (W), “E” é a tensão elétrica em Volts (V) e “i” é a corrente elétrica em Ampéres (A). Portanto, uma tensão menor necessita de mais corrente elétrica para suprir uma determinada potência elétrica, se você aumentar a tensão, você necessitara de menos corrente elétrica para atender exatamente a mesma potência.

Analisando o processo acima pelo lado de custos, os transformadores e os condutores para uma tensão menor (110V) tem de ser mais robustos para poder transportar maior quantidade de corrente elétrica. Agora em 220V, pode-se usar transformadores e condutores com bitolas (diâmetros) menores e mais leves, pois os mesmos podem suprir as mesmas potências, transportando menos corrente elétrica.

Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. A escolha do sistema de 110 Volts ou de 220 Volts dependeu do país de origem das primeiras empresas e dos custos de instalação. Nesses primórdios da eletrificação, as canadenses Rio de Janeiro Tramway, Light & Power e a São Paulo Light & Power instalaram redes de 110 Volts para consumo residencial nas duas principais cidades da Região Sudeste. Já as primeiras concessionárias da Região Nordeste optaram por tensão de 220 Volts.

Dando um exemplo concreto desse fato, imagine um aquecedor elétrico que consome 5000W (P) de potência. Se ele for ligado em 110V (E), sua corrente elétrica (i) será assim: 5000W / 110V = 45,45 A (Ampéres) e se for ligado em 220V será 5000W / 220V=22,73 A.

Em 110V, para não comprometer o funcionamento do aquecedor elétrico você terá de usar um condutor de 6mm², e se for usar a tensão de 220V, você poderá utilizar até um condutor de 2,5mm² se seu circuito for bem dimensionado. Vá a uma casa de material elétrico e compare a diferença de preço entre o condutor de 6 mm² e o de 2,5 mm².

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito Boa explicação, tirei minhas dúvidas.

aroldo ferreira disse...

Prof. Cide a sua explicação consegue tirar a dúvida de qualquer leigo, a ver de forma prática as diferenças de tensões. muito bom.

Anônimo disse...

Boa tarde, perdón pero no hablo Portugués.
Podría decirme en qué porcentaje está dividida la tensión de red en el estado de Bahia??

a: 220/380v @ 60 Hz
b: 127/220v @ 60 Hz

Y en Brasil? en qué porcentaje está divisida la tensión de la red?

Muito obrigada.