domingo, 30 de janeiro de 2011

O que é um arco elétrico ou voltaico?

Podemos concluir o arco voltaico como grande quantidade de cargas elétricas movimentando através do ar com alta velocidade (cerca de 100m/s) e elevadas temperaturas. Esses arcos podem causar destruição dos equipamentos (chave, painéis, barramentos, condutores e etc.) e ainda causar graves lesões físicas nas pessoas ao seu redor.

Os eletricistas que trabalham na operação (manobras) e manutenção do Sistema Elétrico Potência - SEP estão sujeitos às queimaduras provocadas pela radiação de calor oriunda do arco elétrico.

Para proteção desses eletricistas utilizamos roupas especiais, ferramentas de interrupção sob carga (Loadbuster) e operações de forma remota através comandos automatizados, visando o aumentar a segurança da IHM (interface homem-máquina).

Portanto, lembramos da necessidade dos trabalhadores que atuam no Sistema Elétrico de Distribuição a utilização e a conservação dos equipamentos de proteção individual (EPI), coletiva (EPC) e dos ferramentais corretos, deixando de lado a improvisação.

5 comentários:

Anônimo disse...

Albert Smith foi o gênio da lâmpada de arco voltaico. Por que?

Unknown disse...

Fraquinho seu blog, hein?

Anônimo disse...

Vc tem e que ir trabalhar no campo para aprender mais vc so tem teoria sabe de nada inocente ...

Mauricio disse...

Parabens pela materia, é pratica direta e elucidativa, show

Rogério disse...

Parabéns pela iniciativa.
Sem teoria não há prática correta.
São áreas distintas porém tem que caminhar juntas.