domingo, 2 de setembro de 2012

A importância dos instrumentos de medição das grandezas elétricas.

Diariamente, utilizamos vários aparelhos de medição para verificar e acompanhar as grandezas elétricas que estão circulando em vários “pontos” do Sistema Elétrico de Potência – SEP, tanto na geração, transmissão e distribuição.
Os aparelhos de medição são instrumentos que, através de escalas, gráficos ou dígitos, fornecem os valores numéricos das grandezas elétricas que estão sendo medidas.
É de suma importância, que o profissional tenha sempre em mente que os instrumentos de medidas representam segurança no trabalho e que deles dependem a qualidade e a correta especificação no fornecimento da eletricidade.
Podemos classificar os aparelhos de medição, segundo a maneira de indicar os valores medidos, que podem ser:
Indicadores: - são aparelhos que, através do movimento de um ponteiro em uma escala ou de uma tela digital, fornecem os valores instantâneos das grandezas medidas.
Registradores: - têm o princípio de funcionamento semelhante ao dos instrumentos indicadores, sendo que, é adaptado à extremidade do ponteiro, uma pena, onde se coloca tinta. Sob a pena corre uma tira de papel com graduação na escala conveniente. A velocidade do papel é constante, através de um mecanismo de relojoaria. Deste modo, tem-se os valores da grandeza medida a cada instante e durante o tempo desejado. Alguns instrumentos deste tipo utilizam um disco ao invés de tira (rolo) de papel, nesse caso, o tempo da medição é limitado a uma volta do disco.
Integradores: - são aparelhos que somam os valores instantâneos e fornecem a cada instante os resultados acumulados. Entretanto, para saber o valor da grandeza medida em um intervalo, é necessário subtrai o valor medido no final com o valor inicial do intervalo. O aparelho integrador pode ser de ponteiros ou de ciclômetro ou dígitos. Um exemplo são os medidores de energia elétrica das residências.
É bom ressaltar, que as concessionárias de energia elétrica investem muito em recursos humanos, tecnológicos e financeiros para apuração e amarzenamento das informações mensais do consumo de eletricidade dos seus consumidores, pois os medidores de energia elétrica são aparelhos integradores.

2 comentários:

grandezaseletricas disse...

eBom da Prof. CIDE!

Eu como colega, achei muito interessante, a maneira de abordar o assunto Medição das Grandezas Elétrica. Parabéns
1 ABRAÇÃO
Carlos Martinez

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre medicao