domingo, 19 de janeiro de 2014

O que é subestações de transmissão ?



Sabemos que a elevação da tensão  reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão, conseqüentemente reduz as perdas elétricas inerentes ao transporte da eletricidade. As subestações de transmissão são aquelas localizadas nos pontos estratégicos de conexão com geradores, consumidores e empresas distribuidoras.

Na conexão com os geradores, a função das subestações de transmissão é elevar o nível de tensão da energia elétrica gerada. Já nas conexões com os consumidores ou concessionárias, a função é rebaixar os níveis de tensão.

Nestas subestações são instalados os transformadores e ainda os equipamentos de seccionamento (chaves) para manobras de manutenção e de situações de contingência, além de disjuntores e equipamentos de medição e proteção do sistema, como medidores de tensão, corrente e pára-raios.

No Brasil, a ANEEL é o órgão responsável em estipular os preços de transporte da eletricidade a serem cobrados aos consumidores. Esses valores devem cobrir os custos de capital, de operação e manutenção das empresas transmissoras de energia elétrica.

Nenhum comentário: