domingo, 19 de janeiro de 2014

O que é sistema MRT - Monofilar com Retorno por Terra ?



As redes de distribuição Monofilares com Retorno por Terra – MRT são sistemas  monofásicos (fase + neutro), notadamente construídos com transformadores que possuem apenas um cabo na parte de alta tensão, sendo o retorno (fio neutro) efetuado através de haste aterrada. 



Sabemos que nas zonas rurais as cargas são geralmente pequenas que raramente são necessários três condutores para atender a necessidades de energia elétrica, dos consumidores rurais. Além disso, freqüentemente encontramos consumidores situados, um a cada 1,5 km e, com demandas médias de 2 kVA.


As principais vantagens do sistema MRT são:
a) eliminação das cruzetas e ferragens associadas;

b) eliminação de um isolador de alta tensão por poste (em relação ao sistema fase/fase);

c) simplificação da construção, permitindo maior rapidez e menores custos;

d) utilizam estações transformadoras mais simples e baratas, pois os transformadores têm somente uma bucha de alta tensão e exigindo, portanto um único pára-raios e uma chave monofásica;

e) possibilidade de usar o neutro comum na alta e na baixa tensão.



Esses sistemas alcançam em média uma redução de custo de aproximadamente 20 a 30%, em relação aos sistemas fase/fase, pois a sua construção é simples e possuem menores custos de manutenção e operação.

2 comentários:

GASKCMB disse...

Me corrijam se estou enganado. Se o cabo de conexão de aterramento do sistema se romper no pé do poste, a alta tensão do primário vai aparecer na ponta rompida? Isso não e muito perigoso não?

Unknown disse...

Na minha chácara o aterramento está exposto e o transformador e de potência de 15 Kva.