domingo, 31 de julho de 2011

As principais partes de uma usina hidrelétrica.

No Brasil, a energia elétrica gerada é predominantemente hidráulica (palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/aula/tubo), sendo a assim, exemplificamos algumas partes de uma Usina Hidrelétrica, onde possibilitará a todos, um maior conhecimento desse tipo instalação.

As principais partes que compõem uma usina hidrelétrica são:

Barragem: É uma estrutura construída no leito de um rio, permitindo acumular água, possibilitando a formação de um lago ou reservatório. Pode ser de terra, enrocamento (blocos de rocha compactados), alvenaria ou concreto.

Casa de Força: Local de onde se opera a usina. Neste local são instalados os geradores, as turbinas e equipamentos auxiliares.

Vertedouro: Nos períodos de cheias, possibilita o controle do nível da água do lago (reservatório). Pode ter ou não comportas.

Tomada d’água: Responsável pela captação da água para fazer girar a turbina . Equipada com comportas de fechamento e grades de proteção (proteção contra a passagem de elementos estranhos pela turbina).

Conduto Forçado: É a canalização/tubulação que conduz água, sob pressão, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrâneos.

Canal de Fuga: Local de saída da água após movimentar as turbinas.

Subestação Elevadora: Instalações onde se recebe a energia elétrica gerada pela usina, transformando-a em alta tensão, para que possa ser transportada pelas linhas de transmissão a grandes distâncias.

5 comentários:

itallo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Muito bom.
Poderia ilustrar com imagens para facilitar para aqueles que estao buscando pela primeira vez.

Lyy Santos disse...

Verdade...

Tina disse...

me ajudou bastante com meu trabalho de quimica, obrigado

Unknown disse...

Muito boa a explicação, parabéns.