domingo, 3 de julho de 2011

O porquê da automação de redes de distribuição de energia elétrica.


Com o crescimento e a complexidade do sistema elétrico de distribuição de energia elétrica, torna-se cada vez mais difícil o processo de controle e operação, agravado ainda, por causa da grande área física que se estendem esses sistemas e das necessidades de informação de campo para se tomar uma decisão.

O sistema de automação que utilizamos na distribuição de energia elétrica é o sistema SCADA ("Supervisory Control and Data Acquisition") em virtude de suas funções de coleta de dados e atuação sobre os equipamentos no campo. Portanto, a automação é um conjunto de vários sistemas inteligentes integrados (softwares) que habilitam uma empresa concessionária a monitorar, coordenar e operar alguns ou todos os componentes do sistema elétrico em tempo real.

O gerenciamento e operação da rede elétrica são conduzidos em instalações específicas denominadas de Centro de Operação da Distribuição (COD), que concentram a operação das subestações, bem como da rede de distribuição de energia, de uma região, de modo a garantir o suprimento contínuo e com qualidade, de energia elétrica ao consumidor.

Nenhum comentário: