domingo, 10 de julho de 2011

O “coração” de uma Usina Hidrelétrica.

Na verdade, as usinas hidrelétricas são baseadas em um conceito muito simples: a água passa “correndo” por uma tubulação e gira uma turbina e também o gerador, transformando a energia mecânica em energia elétrica.

Sendo assim, é através da força da água que faz girar uma ou várias turbinas, que por sua vez está ligada por um eixo a um gerador de energia elétrica, que conseqüentemente, também entra em movimento. O gerador é constituído de alguns componentes básicos como: eixo, excitador, rotor e estator.

Através do impacto da água nas pás da turbina, o excitador envia corrente elétrica para o rotor. O rotor é uma série de grandes eletroímãs que rodam dentro de várias espirais de fios de cobre, chamada estator. Os campos magnéticos produzidos nas espirais pelos eletroímãs criam uma corrente elétrica que é enviada para subestação, para que possa ser transportada pelas linhas de transmissão a grandes distâncias.

Por isso existe, uma relação intrínseca entre a quantidade de água acumulada no reservatório (lago formado pela barragem) com a quantidade de energia elétrica que pode ser “fabricada”, pelo o principal componente de uma usina hidrelétrica, o gerador elétrico.

Nenhum comentário: