domingo, 2 de outubro de 2011

O que são os “Isoladores Elétricos”?

Os isoladores elétricos são equipamentos que asseguram o isolamento dos condutores entre si e a terra, e são responsáveis pelos esforços mecânicos de sustentação e fixação dos cabos e fios.

Os isoladores mais utilizados nos sistemas elétricos são os fabricados com porcelana vitrificada e vidro temperado, devido às propriedades: mecânicas e elétricas; preços reduzidos dessas matérias-primas; a fabricação simples e a elevada rigidez dielétrica* .

Sabemos também, que os isoladores são os elementos mais vulneráveis das linhas e redes elétricas de distribuição. Por isso, as concessionárias investem na conscientização das populações, no intuito de coibir as ações de vandalismo que danificam os isoladores, que provocam interrupções da energia elétrica e custos de manutenções corretivas.

Outros fatores relevantes são as inspeções e as lavagens periódicas dos isoladores utilizados na distribuição de energia elétricas principalmente, nos ambientes sob poluição industrial ou com atmosfera muito salina com objetivo de minimizar as interrupções provocadas pelas correntes de fuga**.

*rigidez dielétrica = alta resistência à passagem da corrente elétrica da parte energizada para terra.

**correntes de fuga = passagem da corrente elétrica pelo isolador devido às sujeiras ou danos estrutural.

2 comentários:

MARIA disse...

MUITO OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO. fOI MUITO UTIL PARA MIM QUE SOU LEIGA NO ASSUNTO E PRECISEI MUDAR O LOCAL DE ENTRADA DA REDE ELETRICA.

Unknown disse...

muito boa a explicação! grato!