domingo, 18 de novembro de 2012

O que é banco de capacitores ?


Para compreender o funcionamento de um banco de capacitores é necessário conhecer o equipamento conhecido como capacitor elétrico. Este equipamento é constituído de duas placas metálicas condutoras separadas por uma camada isolante chamada “dielétrico”. A função desse equipamento é armazenar em suas placas metálicas, cargas elétricas.

Os capacitores fornecem ao sistema elétrico a energia reativa capacitiva. Entretanto, o excesso de energia reativa (indutiva ou capacitiva) prejudica/dificulta as operações e os equipamentos instalados nas redes elétricas.

Portanto, utilizamos o banco de capacitores formado por vários capacitores unitários com um controle automático. A função do controle é verificar continuamente a energia reativa do sistema elétrico e conectar (ligar) a quantidade de capacitores necessários para corrigir o excesso da energia reativa indutiva, de forma automática.

Quando existe na instalação elétrica muitas cargas indutivas (bobinas) em funcionamento, torna-se necessária a instalação de bancos de capacitores para suprimir a energia reativa indutiva. Isso porque, a energia produzida pelos capacitores compensa a energia reativa indutiva produzida nas bobinas.

Essa técnica é utilizada para correção do fator de potência e consequentemente eliminar a cobrança de excedente reativo para consumidores de energia elétrica industrial e comercial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor, como seria esse controle automático?. Como é feita a verificação continua da energia reativa do sistema elétrico e como é conexão p/(ligar) a quantidade de capacitores necessários para corrigir o excesso da energia reativa indutiva, de forma automática?

Unknown disse...

Parabéns professor cide pela aula me ajudou e muito.