domingo, 18 de novembro de 2012

O que é um circuito retificador ?


Sabemos que a energia elétrica distribuída pelas as concessionárias apresenta-se sob a forma de corrente alternada (CA), pois é maneira eficaz de levar a eletricidade a longas distâncias. Entretanto, diversas aplicações exigem o uso de corrente contínua (CC), como por exemplos: aparelhos eletroeletrônicos, baterias entre outros.
Para fornecer a corrente contínua (CC) aos aparelhos elétricos, utilizamos os circuitos retificadores que fazem conversão de correntes alternada (CA) em contínuas (CC), utilizando elementos semicondutores, tais como: diodos, transitores e SCR (Silicon Controlled Rectifier = Retificador Controlado de Silício).
Entretanto, todos os circuitos retificadores possuem etapas bem definidas de transformação, retificação, filtro e carga. Estes apresentam uma importância fundamental para o funcionamento do sistema de distribuição energia elétrica, pois são os responsáveis pelos recarregamentos dos bancos de baterias, formados por baterias alcalinas ou ácidas, ventiladas ou reguladas a válvula (VRLA) e ainda, no suprimento de corrente contínua (CC) para os equipamentos de proteção, automação, telecomunicações das instalações elétricas - Subestações, Geração entre outras.

Nenhum comentário: