domingo, 18 de novembro de 2012

Porque em alguns equipamentos elétricos é utilizado o kVA

Alguns equipamentos elétricos utilizados nas concessionárias possuem a capacidade de potência apresentada em kVA (kilo-Volt-Ampère). Isto se deve as características das bobinas (fio de cobre enrolados), que faz parte da construção desses equipamentos. As bobinas têm como propriedade armazenar a energia elétrica em forma de campo eletromagnético (cargas indutivas).

Exemplificamos os tipos de potência elétrica, que encontramos no Sistema Elétrico de Potência - SEP:

Potência ativa (kW) - para realizar o trabalho útil. Isto é, trabalho útil é transformar energia elétrica em calor, luz, movimento, entre outras. 

Potência reativa (kVAr) - serve para compor o campo eletromagnético na bobina, sendo que esta não produz trabalho útil, mas circula entre a rede elétrica e a bobina, exigindo do sistema energia elétrica para suprir campo eletromagnético das cargas indutivas (bobinas), no seu funcionamento

Potência Aparente (kVA) – é a soma vetorial da potência ativa (kW) e a potência reativa (kVAr). Quando a potência aparente é maior que a potência ativa, o sistema elétrico precisa fornecer, além da energia elétrica útil, uma energia elétrica reativa que não realiza trabalho, mas é essencial para os funcionamentos das bobinas.

É bom ressaltarmos, que existe tecnologia que diminui significativamente o aparecimento da energia elétrica reativa, mas não a elimina.

Nenhum comentário: