domingo, 18 de novembro de 2012

O que é relé (do francês relais), por vezes pronunciado como relê (por influência do inglês relay)

O relé é um dispositivo eletromecânico ou eletrônico que serve para ligar ou desligar equipamentos e circuitos elétricos. É aplicado na automatização e proteção dos sistemas elétricos. Em qualquer instalação elétrica sempre existem relés trabalhando para que algo funcione.

Esses dispositivos são fabricados de modo que os contatos auxiliares se apresentem no estado de repouso, normalmente fechado (NF) ou normalmente aberto (NA), dependendo da sua função no circuito elétrico. Isto é, nos relés NF os contatos auxiliares estão sempre fechados enquanto desenergizados e nos relés NA ocorre o inverso, ou seja, estão sempre abertos.

É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do relé eletromecânico, o seu funcionamento se processa através da energização da bobina principal. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito.

Sendo assim, existem várias possibilidades de aplicabilidade do relé por utilizar-se de baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o profissional das altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos). Em alguns casos, os relés podem ter mais de um contato formando um conjunto de contatos auxiliares que atuam simultaneamente com a força magnética, dependendo da sua função.


Nenhum comentário: